[weglot_switcher]

Wall Street fecha semana em alta com semicondutores a darem ímpeto

O sector tecnológico esteve em destaque, beneficiando da aposta dos investidores na recuperação dos fabricantes de semicondutores Nvidia e Micron e dos dados da inflação de julho, que afastam subidas mais fortes das taxas de juro em setembro.
12 Agosto 2022, 20h19

Wall Street fechou a sessão de sexta-feira em alta, impulsionado pela surpresa desta semana na inflação de julho nos EUA e pelo sector tecnológico, que recuperou parte do fulgor perdido nos últimos meses.

O Dow Jones fechou a ganhar mais de 420 pontos, subindo 1,27% até aos 33.761,05, enquanto o S&P 500 valorizou 1,69%, chegando até aos 4.278,50 pontos. O Nasdaq liderou os ganhos, acelerando 2,09%, ou 267 pontos, até aos 13.047,19.

As cotadas tecnológicas foram o principal destaque do dia, com a Nvidia e Micron a valorizarem mais de 4% com os investidores a mostrarem apetência por compras de títulos em baixa. Já os principais títulos do sector fecharam todos acima de 1%, com Amazon, Alphabet, Netflix e Apple todos na casa dos 2%.

A fabricante do iPhone terá pedido aos seus fornecedores que aumentem a produção para fazer face a uma procura pela nova linha do aparelho que, espera, se deverá manter elevada. Os restantes grandes nomes do ramo capitalizaram com as notícias, beneficiando também da menor probabilidade de subidas mais fortes dos juros em setembro, perante uma inflação que começa a dar sinais de abrandamento.

Em sentido inverso, a energia não acompanhou os ganhos de outros sectores, com o preço do barril de petróleo a ceder 2,58% e castigando as cotadas energéticas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.