[weglot_switcher]

Wall Street na linha de água em sessão com pouca liquidez

Bolsas norte-americanas em modo de pausa negoceiam sem grandes variações, numa sessão em que dados sobre uma subida nos ‘stocks’ quebra uma série de ganhos no crude.
  • John Gress/Reuters
29 Dezembro 2016, 16h13

Os mercados acionistas norte-americanos negoceiam praticamente inalterados, com os investidores em modo de pausa no período de final de ano, e o volume de negociação reduzido.

O industrial Dow Jones sobe 0,07% para 19.848 pontos, após ontem ter caído mais de meio ponto percentual para afastar-se do marco histórico dos 20.000 pontos. O tecnológico Nasdaq e o S&P seguem praticamente ‘flat’, isto após o S&P ter na sessão anterior ter caído para o valor mais baixo em dois meses.

No mercado petrolífero, o crude interrompeu o ‘rally’ de oito sessões consecutivas e perde 0,20% para 53.95 dólares por barril. Em sentido contrário, o  Brent valoriza 0,23% para 57.09 dólares.

Uma surpreendente subida nos ‘stocks’ de crude nos EUA está a contrariar a recente tendência de ganhos que impulsionou as cotações para máximos de julho de 2015. O otimismo sobre o impacto do acordo entre os membros da OPEP e outros produtores tem levado o preço do petróleo a avançar.

Segundo dados do American Petroleum Institute (API) na quarta-feira, os inventários subiram 4,2 milhões de barris, face a uma estimativa de descida de 2,1 milhões de barris numa sondagem da Reuters.

No mercado cambial, o dólar inverteu a tendência de ganhos e caiu para mínimo de duas semanas face ao iéne. O euro avança 0,37% para 1.0454 dólares, e a libra esterlina valoriza 0,16% para 1.2247 dólares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.