[weglot_switcher]

Wall Street no ‘verde’ com investidores focados na reforma da saúde

Possibilidade da proposta no plano de saúde não ser aprovada preocupa os investidores que não sabem que implicações esse ato terá nas medidas ‘fantásticas’ a nível fiscal tão anunciadas por Trump.
  • Brendan McDermid / Reuters
23 Março 2017, 15h39

O mercado norte-americano negoceia em terreno positivo com os investidores atentos à decisão da reforma do plano de saúde que será votada hoje.

A proposta do presidente Donald Trump de desmantelar o ‘Obamacare’ tem enfrentado resistência na obtenção dos votos para aprovação no Congresso, com os republicanos a apresentarem sinais que podem comprometer uma das principais prioridades legislativas do actual Chefe de Estado.

“Mesmo que Trump receba a aprovação do projeto de lei no Congresso, o que é questionável, é quase certo que falha no Senado”, disse John Traynor, diretor de investimentos do People’s United Bank em Bridgeport, Connecticut à Reuters.

A possibilidade da proposta no plano de saúde não ser aprovada preocupa os investidores que não sabem que implicações esse ato terá nas medidas ‘fantásticas’ a nível fiscal tão anunciadas por Trump.

“Os investidores estão preocupados … se esta votação correr mal, quais são as implicações para a reforma tributária e repatriação de capital offshore?”, refere a mesma fonte.

Hoje, o industrial Dow ganha 0,28% para 20,719.45 pontos, o financeiro S&P 500 avança 0,37% para 2,357.05 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,34% para 5,840.65 pontos.

O S&P 500 ganhou 10% desde a eleição presidencial, estimulado principalmente pela promessa da Trump de promulgar leis que são vistas como pró-negócios.

“A falha de Trump em conseguir empurrar os seus planos através do Congresso prejudicou o apetite dos investidores. Qualquer notícia positiva da votação de hoje tem o potencial de reavivar os touros de ações”,escreve Ipek Ozkardeskaya, analista de mercado da London Capital Group Ltd segundo a Bloomberg.

Desde a eleição de Donald Trump gerou-se nos agentes económicos a convicção de que as propostas do novo presidente iriam acelerar a economia, no entanto ainda não se observaram nenhumas confirmações nesse âmbito.

A confiança que os investidores depositaram não durará eternamente, surgindo dúvidas nos mercados se irão efectivamente concretizar-se, reflectida na retracção das negociações. A aprovação da reforma na saúde tem implicações largas para os investidores que querem conhecer a eficácia do presidente em fazer aprovar as suas leis e ainda, em relação ao excedente que ficará, ou não, disponível para as tais medidas fiscais e melhorias propostas em campanha.

Os preços do petróleo estão acima dos mínimos registados, “com uma recuperação controlada pelas preocupações dos investidores de que os cortes da oferta liderada pela OPEP ainda não tenham reduzindo os stocks recorde de petróleo dos EUA”, segundo a Reuters.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.