[weglot_switcher]

Carlos Moedas anuncia fundo de mil milhões de euros para empresas

O comissário europeu português, revelou hoje na Web Summit que o novo fundo de investimento destinado a apoiar as empresas a crescer deverá ultrapassar os mil milhões de euros.
8 Novembro 2016, 12h41

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que vai lançar um novo fundo de investimento que deverá ultrapassar os mil milhões de euros para apoiar o crescimento das empresas na Europa.

O anúncio foi feito pelo comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, durante a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa – a Web Summit – a decorrer este ano em Lisboa.

Aos jornalistas, o comissário europeu explicou que este “é um novo fundo para empresas que é um fundo para investir no crescimento das empresas na Europa”, salientando que “hoje as empresas nascem na Europa, eu diria que é fácil criar empresas na Europa, mas depois começam a crescer e têm que ser vendidas, muitas vezes, a fundos norte-americanos ou outros porque nós não temos fundos de dimensão para investir nesse crescimento”.

Carlos Moedas acrescenta ainda que Bruxelas vai procurar uma entidade para gerir este fundo e ter capacidade de captar dinheiro privado, sendo que a verba pública será inferior à privada.

No dia de arranque da Web Summit, António Costa anunciou também que o estado vai investir 200 milhões de euros num programa de coinvestimento em startups inovadoras que precisam de capital de risco. O programa “220 M, Coinvest with the best”, à semelhança do agora apresentado por Carlos Moedas, tem por base fundos europeus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.