[weglot_switcher]

Wuhan: das ruas silenciosas a uma festa com milhares de pessoas num parque aquático

O Wuhan Happy Valley, onde foi organizado o festival, só começou a receber mais visitantes em agosto e atualmente recebe cerca de 15 mil visitantes no fim de semana.
18 Agosto 2020, 17h38

Milhares de pessoas reuniram-se num parque aquático ao ar livre para um festival de música em Wuhan, segundo a BBC esta segunda-feira, 18 de agosto.

Meses após a cidade chinesa ter sido o epicentro original da pandemia do coronavírus, milhares juntaram-se para uma festa sem máscaras à vista, embalados em barcos insufláveis lado a lado na água. Não é uma imagem comum ao longo deste ano de 2020, mas foi o cenário deste fim de semana na cidade chinesa de Wuhan, no HOHA Water Electrical Musical Festival como demonstra o vídeo da Agência France Presse:

O Wuhan Happy Valley, onde foi organizado o festival, reabriu a 25 de junho, mas segundo a BBC só começou a receber mais visitantes em agosto. O parque recebe atualmente cerca de 15 mil visitantes no fim de semana, cerca de metade do número de pessoas que viu no ano passado.

A 23 de janeiro, Wuhan enfrentava um confinamento sem precedentes, uma semana depois a China confirmava a possibilidade de transmissão do vírus. A cidade de 11 milhões de habitantes foi totalmente isolada do resto da China, enquanto a população era testada e colocada em quarentena nos meses seguintes. Todas as grandes reuniões públicas foram canceladas e aos cidadãos foi transmitido que evitassem reunir-se.

Em março, o confinamento foi reduzido e aos residentes foi autorizado deixar a residência no máximo por duas horas. Os centros comerciais reabriram, os transportes públicos começaram a funcionar e as pessoas lentamente recuperaram o antigo ritmo, mas com distanciamento social e a utilização de máscaras.

Quase um mês depois, a 8 de abril, o confinamento em Wuhan foi oficialmente suspenso. Durante algum tempo a vida parecia estar a voltar ao normal, à medida que as escolas reabriram, os negócios e os transportes públicos retomavam atividade. No entanto, a 12 de maio , seis novos casos de vírus foram registados. A cidade rapidamente implementou planos ambiciosos para testar toda a sua população de 11 milhões de pessoas e o surto foi controlado.

A normalidade só regressou a Wuhan em julho, quando os cinemas puderam reabrir, assim como alguns parques, bibliotecas e museus também tiveram autorização para abrir com metade da capacidade.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.