[weglot_switcher]

Zelensky aceita convite e vai discursar para deputados portugueses no Parlamento (com áudio)

Zelensky já falou para vários parlamentos mundiais em sessões solenes, onde pede mais apoio para a Ucrânia. 
7 Abril 2022, 12h06

O presidente ucraniano aceitou o convite realizado pelo Parlamento português e vai dirigir-se aos partidos portugueses, revela a “TSF” esta manhã. O convite foi enviado por Marcelo Rebelo de Sousa depois da votação, que apenas contou com o voto contra o PCP.

O anúncio foi realizado por Augusto Santos Silva, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual presidente da Assembleia da República, à “TSF”. De acordo com a publicação, a embaixadora da Ucrânia em Portugal confirmou a Santos Silva, esta manhã, que Volodymyr Zelensky está disponível para dirigir umas palavras aos deputados portugueses.

O convite do Presidente da República foi realizado também em articulação com o presidente da Assembleia da República.

Agora, Volodymyr Zelensky vai seguir o que tem realizado nas últimas semanas e dirigir-se aos membros da Assembleia da República portuguesa. Zelensky já falou para vários parlamentos mundiais em sessões solenes, onde pede mais apoio para a Ucrânia.

A proposta inicial do discurso de Zelensky, por videochamada, perante os partidos nacionais partiu do PAN. A proposta foi então discutida ao dia de ontem, quarta-feira, durante a conferência de líderes mas já tinha sido submetida ao Presidente da República na semana passada, de forma a que o responsável fosse informado.

Para já, a data está totalmente dependente do presidente ucraniano e da sua agenda mas os partidos apontam que a videochamada aconteça na semana de 18 a 22 de abril, quase na marca dos dois meses do início da invasão russa à Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.