[weglot_switcher]

Zelensky diz que Ucrânia não vai ceder territórios à Rússia

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou a ideia sugerida pelo antigo chefe de diplomacia dos EUA sobre a Ucrânia ceder território à Rússia para alcançar a paz.
26 Maio 2022, 12h14

O presidente da Ucrânia rejeitou a ideia de que iria ceder terras ucranianos à Rússia, tal como também fez o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Ambos respondem à sugestão do antigo chefe da diplomacia dos EUA Henry Kissinger de que a Ucrânia deveria considerar ceder território à Rússia para alcançar a paz.

“Os grandes geopolíticos que sugerem isto estão a desconsiderar os interesses dos ucranianos comuns, dos milhões que realmente vivem no território que estão a propor trocar por uma ilusão de paz”, sublinhou Volodymyr Zelensky, durante um discurso dirigido à nação, segundo a “Reuters”.

Segundo o líder ucraniano os interesses da Ucrânia não devem ser influenciados pelos “interesses daqueles que estão com pressa para encontrar um ditador novamente”.

Por sua vez, Dmytro Kuleba também desvalorizou a ideia de ceder terras ucranianas. “Respeito Henry Kissinger, mas aprecio que ele não esteja a ocupar nenhum cargo oficial no governo dos EUA. Ele tem a sua própria opinião, mas discordamos fortemente dela”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, à “CNBC”.

“Não será algo que vamos fazer”, acrescentou Dmytro Kuleba.

Kuleba referiu que a Ucrânia seguiu uma política de diálogo construtivo com a Rússia mesmo depois de anexar a Crimeia em 2014. No entanto, sublinhou que isso não trouxe uma resolução pacífica para o conflito na região de Donbas, onde tem decorrido combates entre separatistas pró-Rússia e forças ucranianas nos últimos oito anos.

“Nunca funcionou e no final levou-nos à maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Se falhou uma vez, falhará duas vezes”, destacou o ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.