[weglot_switcher]

Zelensky pede às Nações Unidas que a Rússia seja responsabilizada pelas suas ações

Para Zelensky as ações das tropas russas “não são diferentes de outros terroristas como o Daesh”, conforme explicou esta tarde ao conselho de segurança da ONU.
5 Abril 2022, 17h13

O presidente Volodymyr Zelensky discursou para o conselho de segurança da ONU esta tarde, depois dos ataques em Bucha, e nessa ocasião referiu que os militares russos deviam ser levados à justiça imediatamente por crimes de guerra.

“Estamos a lidar com um Estado que está a transformar o veto ao Conselho de Segurança da ONU no direito a morrer. Isto mina toda a arquitetura da segurança global. Permite que fiquem impunes. Então, estão a destruir tudo o que podem”, disse Volodymyr Zelensky citado pelo “The Guardian”.

“Consideram que o tempo do direito internacional já acabou? Se a resposta for não, então é preciso agir imediatamente”, sublinhou o presidente ucraniano, acrescentando que o “sistema da ONU deve ser reformado imediatamente para que o veto não seja o direito de morrer”.

Ainda a dirigir-se ao conselho de segurança da ONU, Zelensky disse que as ações das tropas russas “não são diferentes de outros terroristas como o Daesh”.

“Seguiram uma política consistente de destruir a diversidade étnica e religiosa, depois inflamar a guerra e deliberadamente lidera-la de forma a matar tantos civis. Alguns foram fuzilados nas ruas, outros foram atirados para valas. Estão em sofrimento. Foram mortos nos seus apartamentos, as foram casas explodidas por granadas. Os civis foram esmagados por tanques enquanto estavam sentados nos seus carros no meio da estrada. Cortaram membros, cortaram as suas gargantas. Mulheres foram violadas e mortas na frente dos filhos”, descreveu o líder ucraniano.

Zelensky acusou a Rússia de “apoiar o ódio” e exportá-lo para outros países “através do seu sistema de propaganda e corrupção política”. De recordar que a Rússia tem disseminado informações falsas na América Latina sobre o conflito russo-ucraniano.

“Provocaram uma crise alimentar global que poderia levar à fome a África, Ásia e outros países. Certamente vão levar, e em grande escala, o caos político para muitos países e destruirão a segurança doméstica”, sublinhou.

“Cada Estado-membro da ONU deve estar interessado em como a organização escolherá agir em resposta às ações da Rússia na Ucrânia”, continuou Zelenskiy, completando que “a liderança da Rússia ecoa as ações de “colonizadores nos tempos antigos”.

A guerra na Ucrânia começou há 41 dias e desde então mais de 4,1 milhões de ucranianos fugiram do seu país. Os mais recentes ataques em Bucha motivaram a UE a avançar com mais sanções contra a Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.