Zelensky agradece a Portugal apoio à adesão à UE (com áudio)

Depois das dúvidas levantadas por Lisboa, António Costa acabou por apoiar a adesão de Kiev.

O presidente ucraniano agradeceu esta terça-feira a Portugal o apoio dado à candidatura da Ucrânia à União Europeia.

“Tive uma conversa com o primeiro-ministro António Costa. Agradeci o apoio dado por conceder à Ucrânia o estatuto de candidato de adesão à UE. Combinámos em usar a experiência de Portugal na nossa aproximação à UE”, anunciou hoje Volodymir Zelensky nas redes sociais.

Apesar do aval dado agora por Lisboa, há uma semana o disco tocava outra música. António Costa disse então que a União Europeia poderia criar “falsas expetativas” com o processo de candidatura da Ucrânia ao bloco, devendo canalizar os esforços para um auxílio direto e imediato a Kiev.

“O meu foco é construir uma plataforma a longo prazo para apoiar a recuperação da Ucrânia”, afirmou o primeiro-ministro a 14 de junho entrevistado pelo “Financial Times”.

O chefe do Executivo português alertava então que Kiev ia esperar muitos anos para aderir ao bloco comunitário.

“Para este apoio claro e imediato, não precisamos de abrir neste momento uma negociação ou procedimento que levará muitos anos – [Emmanuel] Macron diz décadas, eu não digo décadas – mas certamente muito tempo. O grande risco é criar falsas expectativas que se tornam uma amarga desilusão. Menos debates jurídicos, mais soluções práticas”, explicou na altura.

Relacionadas

António Costa considera que UE poderá criar “falsas expetativas” sobre candidatura da Ucrânia ao bloco (com áudio)

O primeiro-ministro defende que é desejável que o bloco se concentre em prestar ajuda imediata à Ucrânia em vez de se envolver em “debates jurídicos” sobre se o país deve ver ser atribuído o estatuto de candidato à adesão à União Europeia.
Recomendadas

Startup portuguesa une-se à Galp e Sonae para integrar refugiados ucranianos no mercado de trabalho

Acordos da Speak com os grupos de retalho e energia foram feitos através do programa “Diversity & Inclusion Journey”, que usa metodologias específicas para melhorar o apoio aos cidadãos que vão trabalhar e às empresas que querem contratar talentos e consolidar práticas de diversidade e inclusão.

Assista esta quinta-feira à JE Talks: Guia de Fundos (com áudio)

As tendências e os factores que vão marcar o desempenho dos fundos disponíveis no mercado nacional vão estar em análise na próxima JE Talks. Assista em direto esta quinta-feira, 7 de julho, às 17h00, na JE TV.

CEO da TAP pede desculpas pelos constrangimentos no aeroporto e apela à compreensão

Christine Ourmières-Widener reconhece que a crise da aviação “não deverá melhorar nas próximas semanas”.
Comentários