[weglot_switcher]

Zona euro em recessão técnica com recuo de 0,1% no PIB no primeiro trimestre (com áudio)

O arranque deste ano trouxe nova queda do produto em cadeia, um cenário que já se havia verificado no final de 2022 e que cumpre a definição para uma recessão técnica, embora pequena. Em termos homólogos, o PIB da zona euro cresceu 1,0% no primeiro trimestre.
8 Junho 2023, 10h58

A zona euro entrou oficialmente em recessão, embora uma ligeira, dada a confirmação de um recuo de 0,1% nos primeiros três meses do ano no PIB da moeda única. Este era um resultado temido, sobretudo depois dos dados alemães que sinalizaram o mesmo comportamento da maior economia do bloco, mas que contrariam a estimativa inicial de um avanço de 0,1%.

Os dados do Eurostat desta quinta-feira mostram uma perda inesperada de 0,1% no primeiro trimestre da zona euro em cadeia, que dá seguimento a igual resultado no final de 2022. Ficam assim confirmados dois trimestres seguidos de crescimento negativo, ou seja, a zona euro está agora numa recessão técnica.

Ainda assim, os números numa análise homóloga são mais favoráveis, mostrando um crescimento de 1,0% para o bloco da moeda única e para a UE como um todo.

Portugal foi dos países que mais destoou, ao registar o terceiro maior crescimento em cadeia da UE. Na liderança, a Polónia, com 3,8%, seguida do Luxemburgo, com 2,0%. A economia nacional avançou 1,6% no período em análise.

Do lado oposto, o PIB irlandês recuou 4,6%, o lituano 2,1% e o neerlandês 0,7%.

O consumo foi o grande responsável pelo abrandamento da economia da moeda única, tanto o privado, como o público. As famílias registaram um recuo de 0,3% nos seus gastos, enquanto os governos da zona euro verificaram menos 1,6%, sem que o investimento ou o comércio externo tenham conseguido compensar estas quedas.

[notícia atualizada às 11h13]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.