[weglot_switcher]

Zuckerberg perde batalha contra as ‘fake news’

O principal objetivo desta experiência era poupar os utilizadores do Facebook a conteúdos de publicidade e às chamadas ‘fake news’ que mas as conclusões não foram as melhores.
2 Março 2018, 13h00

A rede social Facebook anunciou esta quinta-feira, dia 2 de março, a decisão de terminar a fase de testes a que procedeu recentemente num conjunto de seis países visando a divisão do ‘mural’ numa parte que privilegiava os posts dos amigos e familiares e uma outra que daria especial atenção às publicações.

Segundo anáise realizada pela equipa liderada por Mark Zuckerberg, esta iniciativa acaba, assim, por não ver a luz do dia mundialmente, atendendo em particular às queixas e denúncias resultantes da experiência, as quais vieram mostrar que a principal meta traçada, a de eliminar as notícias falsas (‘fake news’) não só não tinha sido alcançada como até agravou a situação, já que a experiência mostrou um aumento da circulação destas notícias.

Recorde-se que desde outubro passado, no já referido conjunto de seis países teste, os utilizadores desta rede social viram no seu ‘feed’ apenas as publicações de amigos e familiares, enquanto os restantes posts ficavam num outros separador, designado por ‘explore’, sendo que a existência deste dois separadores foi um dos aspetos negativos apontados pelos utilizadores que revelaram não querer este tipo de organização.

Em comunicado, a empresa esclarece que por um lado, os utilizadores ficaram desagradados por não conseguirem “ligar-se mais aos amigos e familiares”, acrescentando ainda queixas de que o ‘explore‘ tornava “mais difícil o acesso a informações importantes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.