[weglot_switcher]

Notícias

Não há Orçamento que aguente

Um facto salta à vista: este problema provavelmente não existiria se o Orçamento do Estado para 2024 não tivesse sido aprovado após a demissão do Governo de António Costa.

Democracia, tecnocracia, autocracia

No limite, a tendência tecnocrática convive bem com um certo elitismo e paternalismo. E não se podendo confundi-la com a ameaça da autocracia, na verdade existe em ambas alguma alergia pela conceção democrática da política.

Pessoas, competitividade, sustentabilidade

Estes três grandes eixos deverão ser encarados de forma articulada, conciliando-se e reforçando-se mutuamente. Deve ser esse o foco das políticas públicas a adotar.

Uma no Cravo

Podemos “dar muitas na ferradura”. Nem tudo foi nem é perfeito. E a possibilidade de criticar e exigir é talvez a maior conquista da democracia. 50 anos depois queremos mais e melhor. E batemo-nos por isso.

Carga fiscal repele talento

A nossa 8ª posição na OCDE é reveladora da dificuldade que as empresas portuguesas têm em reter e atrair talento, retirando-lhes competitividade.

Talvez Aguiar-Branco seja um Jedi

José Pedro Aguiar-Branco fez mais como presidente da Assembleia da República em três semanas do que Augusto Santos Silva em três anos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.