[weglot_switcher]

Aeroporto da Madeira ativou plano de contingência devido ao mau tempo

Esta terça-feira o Aeroporto da Madeira já teve pelo menos 16 cancelamentos e desvios de aviões. Na passada segunda-feira tinham existido 28 voos cancelados e 12 aviões desviados.
6 Junho 2023, 09h01

As condições climatéricas adversas que se fazem sentir na Região Autónoma da Madeira levou a que o Aeroporto da Madeira tivesse que acionar o plano de contingência, na passada segunda-feira.

O plano de contingência inclui o “reforço das equipas no terminal para apoiar na informação aos passageiros, abertura de unidades de restauração para além do horário habitual, assim como os horários de atendimento dos balcões das companhias aéreas e/ou das empresas que as representam no aeroporto, de modo a garantir a assistência aos passageiros afetados. Foi igualmente ativada a plataforma InMadeira para procura de alojamento”, refere o Aeroporto da Madeira.

A infraestrutura aeroportuária sublinha que “está a trabalhar com os seus parceiros para garantir algum conforto aos passageiros que ficam retidos, nomeadamente a garantia de assistência de enfermagem 24 horas”.

Esta terça-feira, pelo menos 16 voos já foram cancelados ou desviados do Aeroporto da Madeira, de acordo com a plataforma do Aeroporto da Madeira.

O Aeroporto da Madeira referiu que na passada segunda-feira tinham existido 28 voos cancelados e 12 desvios de aviões.

A Madeira tem em vigor, desde a passada segunda-feira, um alerta vermelho, para a costa sul e regiões montanhosas, devido à chuva.

Este aviso prolonga-se pelo menos até às 15h00 desta terça-feira.

As aulas nas escolas da Madeira estão suspensas esta terça-feira. O regresso às aulas está previsto para esta quarta-feira.

Para além do alerta vermelho a Madeira tem em vigor alertas laranja e amarelo, para o vento e para a chuva, do IPMA.

A costa norte tem um aviso laranja para a chuva, esta segunda-feira às 12h00 e dura até terça-feira às 15h00.

Está em vigor também um aviso amarelo para o vento com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.
Para a costa sul está em vigor um aviso laranja, para “chuva forte e persistente”, entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, que sobe para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.
A costa sul tem em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h.
O Porto Santo tem um alerta amarelo para chuva “forte” entre as 12h00 de segunda-feira e as 03h00 de terça-feira.
O aviso sobe para laranja, com chuva “forte e persistente”, entre as 03h00 e as 09h00 de terça-feira.

Este alerta desce para amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.

O Porto Santo tem também em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h.
As regiões montanhosas têm em vigor um aviso laranja para chuva “por vezes forte e persistente” entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira.
O alerta sobe para vermelho, com chuva “forte e persistente”, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.

As regiões montanhosas têm também um aviso amarelo, para vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 110 km/h.

O IPMA alerta que estas condições meteorológicas, tornam a Madeira suscetível a episódios que originem “deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.