[weglot_switcher]

Alemanha. Índice de confiança ZEW ultrapassa expectativas em outubro

Em relação ao desenvolvimento económico da zona euro, a perceção dos especialistas do mercado financeiro “também aumentou em outubro e situa-se atualmente em 2,3 pontos, de novo no intervalo positivo e 11,2 pontos acima do valor do mês anterior”, é possível ler na mesma nota.
17 Outubro 2023, 11h49

O índice ZEW de confiança económica da Alemanha aumentou 10,3 pontos em relação ao valor de setembro (-11,4 pontos), ultrapassando significativamente as expectativas, de acordo com o inquérito mensal do instituto Leibniz Zentrum für Europäische Wirtschaftsforschung, que dá conta, também, de uma “estabilização da avaliação da situação económica” do país. Apesar da subida expressiva, o indicador mantém-se negativo em -1,1 pontos.

Quanto à zona euro, a perceção dos especialistas do mercado financeiro aumentou igualmente em outubro, situando-se atualmente em 2,3 pontos, “de novo no intervalo positivo e 11,2 pontos acima do valor do mês anterior”, é possível ler na mesma nota.

Por outro lado, a avaliação da situação atual nos 20 países da moeda única recuou consideravelmente 9,8 pontos para o novo valor de – 52,4 pontos, “um facto que deve ser tido em conta na avaliação do aumento das expectativas”, sublinha a entidade sediada em Mannheim no mesmo documento.

“Parece que ultrapassámos o ponto mais baixo. As expectativas económicas dos especialistas do mercado financeiro em outubro de 2023 registam um aumento notável. Em contrapartida, a avaliação da atual situação económica na Alemanha quase não se alterou. O aumento das expectativas económicas é acompanhado pela antecipação de que as taxas de inflação irão diminuir ainda mais e pelo facto de agora mais de três quartos dos inquiridos preverem taxas de juro de curto prazo estáveis na zona euro”, analisa Achim Wambach, presidente do ZEW, citado no boletim.

Wambach destaca que “fatores negativos como o conflito israelita – citado por alguns inquiridos como razão para reverem em baixa as suas previsões de crescimento – tiveram apenas um impacto limitado nas perspetivas globalmente mais otimistas”.

Na reação imediata à divulgação do indicador, o euro valorizou face ao dólar, tal como a generalidade dos índices europeus. A expectativa de que o pior já tenha sido ultrapassado motiva claramente os investidores, isto apesar de um relatório misto.

Alemanha com “avaliação ainda mais pessimista”. Índice de confiança ZEW permanece negativo

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.