[weglot_switcher]

Augusto Santos Silva descarta necessidade de consenso nos temas da habitação

De acordo com o presidente da Assembleia da República, o consenso só é imperativo noutros contextos. Referiu também a necessidade de melhorias no sistema de Segurança Social, sem comprometer a sua sustentabilidade.
  • Cristina Bernardo/JE
26 Setembro 2023, 16h22

Augusto Santos Silva não tem dúvidas de que “não é por as situações serem graves que as políticas têm que ser consensuais” no que diz respeito às posições dos vários partidos políticos sobre o tema da habitação em Portugal.

Como funcionam os apoios ao crédito à habitação?

Em entrevista à Antena 1, o presidente da Assembleia da República disse que a necessidade de consenso surge unicamente em dois eventuais contextos. O primeiro, quando assim ditam as “regras do jogo”, nomeadamente a Constituição da República Portuguesa (CRP) e o segundo quando o tema é a “posição internacional” do Estado português, na qual deve existir “continuidade”.

Questionado sobre o sistema de Segurança Social, Augusto Santos Silva adverte para a necessidade de “melhorar as coisas” ao nível do mesmo, mas sem que tal implique que que se torne insustentável em termos financeiros.

O presidente da Assembleia da República reitera a necessidade de evitar sacrificar “a nossa capacidade de ter as contribuições para o sistema de providência e os impostos para o sistema de solidariedade que precisamos”, de forma a assegurar a sustentabilidade do sector.

Sobre os resultados das eleições regionais da Madeira, reiterou que a vitória da coligação de direita (formada por PSD e CDS-PP) permite estabilidade governativa, ainda que sem maioria absoluta no parlamento daquela Região Autónoma.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.