[weglot_switcher]

Boris Johnson admite que participou em festa durante confinamento e apresenta pedido de desculpas

Após enfrentar pressão intensa nos últimos dias para se pronunciar sobre o caso, o primeiro-ministro britânico assumiu esta manhã que esteve presente numa festa em Downing Street, em maio de 2020, durante o primeiro confinamento.
  • EPA/ANDY RAIN
12 Janeiro 2022, 12h17

Boris Johnson assumiu esta manhã que esteve presente num evento privado em Downing Street, durante o primeiro confinamento, cedendo às pressões que enfrentava nos últimos dias para se pronunciar sobre o caso, noticia o “The Guardian”.

Foi no início da sessão de perguntas do primeiro-ministro (PMQ) na Câmara dos Comuns que Johnson apresentou um pedido de desculpas após reconhecer que participou na festa que decorreu nos jardins de Downing Street em 20 de maio de 2020, numa altura em que os cidadãos estavam sujeitos a duras restrições decretadas pelo Governo para conter a evolução da pandemia.

“Quero pedir desculpa. Sei que milhões de pessoas neste país fizeram sacrifícios extraordinários nos últimos 18 meses”, começou por dizer Johnson, deixando uma palavra àqueles que perderam os mais próximos devido à Covid-19.

“Conheço a angústia por que passaram. (…) Sei qual é a raiva que sentem de mim e do governo que lidero quando pensam que em Downing Street as regras não estão a ser devidamente seguidas pelas pessoas que fazem essas mesmas regras”, continuou, admitindo estar a par da investigação em curso para apurar responsabilidades.

Johnson salvaguardou que pensava tratar-se de um “evento de trabalho”, no qual permaneceu durante 25 minutos, admitindo que, porém, deveria ter interrompido essa reunião.

O caso tornou-se público depois de a estação televisiva ITV News ter dado a conhecer um email com o convite para a referida festa – organizada pela residência-oficial de Boris Johnson – que terá sido enviado por Martin Reynolds, um dos principais assessores de Johnson, para cerca de uma centena de pessoas.

“Depois de um período incrivelmente ocupado, pensamos que seria bom aproveitar ao máximo este clima agradável e beber socialmente com distanciamento no jardim. (…) Por favor, junte-se a nós a partir das 18h00 e traga a sua bebida”, é possível ler no convite para a festa que terá reunido em torno de 40 pessoas.

Na segunda-feira, a Polícia Metropolitana confirmou que já está “em contacto” com o Governo, que poderá vir a ser investigado devido a violação das regras de saúde pública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.