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Ciberataque à Vodafone. INEM garante que chamadas estiveram asseguradas a 100%

Na sequência da denúncia de que o INEM estaria a ter dificuldades em enviar meios para o terreno, o organismo do Ministério da Saúde assegurou que todas as chamadas de emergência estiveram asseguradas a 100% e que o plano de contingência foi ativado de imediato devido aos constrangimentos resultantes do ciberataque à Vodafone Portugal.
  • Brian Snyder/Reuters
8 Fevereiro 2022, 14h35

Na sequência da denúncia de que o INEM estaria a ter dificuldades em enviar meios para o terreno, apesar de as chamadas estarem a funcionar, o organismo do Ministério da Saúde assegurou que todas as chamadas de emergência estiveram asseguradas a 100% e que o plano de contigência foi ativado de imediato devido aos constrangimentos verificados por causa do ciberataque à Vodafone.

De acordo “CNN Portugal”, os serviços estavam a ter constrangimentos em despachar meios para o terreno.

“Todas as chamadas de emergência transferidas pelas centrais 112, geridas pela Polícia de Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM sempre estiveram asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala”, sublinhou o INEM numa nota publicada hoje.

No mesmo comunicado, o organismo de emergência médica garante que, devido aos constrangimentos reportados na operadora Vodafone no acionamento de meios de emergência, “o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, privilegiando o acionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis”, estando sempre assegurado o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.

“O INEM apela mais uma vez à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o número europeu de emergência – 112 apenas em caso de emergência. Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao centro de contacto do serviço nacional de saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas”, alerta ainda no mesmo comunicado.

A Vodafone Portugal reagiu e disse estar a trabalhar com o INEM para repor o serviço da equipa médica nacional de emergências.

“Há serviços essenciais dependentes das nossas redes. O INEM é nosso cliente, estamos a trabalhar de forma muito próxima com a equipa do INEM com várias soluções alternativas que não são as ideais, não são as suficientes, neste momento muito baseado no serviço de voz e no serviço de 3G. Houve a afetação de muitos serviços durante a madrugada”, afirmou o presidente da Vodafone nacional esta terça-feira, 8 de fevereiro em conferência de imprensa.

“Várias corporações de bombeiros são nossas clientes, os carteiros que começam a trabalhar muito cedo de madrugada utilizam equipamentos nosso, era essencial ter o mínimo do serviço”, acrescentou Mário Vaz.

A Vodafone Portugal foi alvo de um ciberataque na noite de segunda-feira, anunciou hoje a empresa. Nas últimas 24 horas, os clientes da operadora reportaram milhares de problemas nas redes. O pico teve lugar por volta das 22h00 de segunda-feira com 7.631 notificações feitas, segundo o Down Detector.

A disrupção na rede registada na noite de sete de fevereiro deveu-se a um “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

A telecom garante que já recuperou os “serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira”.

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