[weglot_switcher]

Começou o julgamento da basquetebolista americana Brittney Griner, na Rússia

A atleta de 31 anos é uma das melhores de sempre na modalidade, mas está detida desde março e até hoje esteve a aguardar julgamento, depois de ter sido encontrada na posse de óleo de cannabis.
1 Julho 2022, 18h30

Começou a ser julgada hoje a basquetebolista norte-americana Brittney Griner, na Rússia. A atleta olímpica é uma das melhores de sempre da modalidade e foi detida no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, por posse de óleo de cannabis, uma substância proibida, em meados do mês de fevereiro. Desde então, esteve a aguardar para se sentar no banco dos réus, o que aconteceu esta sexta-feira.

“O julgamento começou”, disse Polina Vdovtsova, porta-voz do tribunal, situado na cidade de Khimki, nos arredores da capital russa. A sessão foi parcialmente fechada, com presença limitada dos meios de comunicação, algo que terá sido “um pedido da defesa” de Griner, de acordo com as declarações de Vdovtsova.

Griner, de 31 anos, estava em território russo para aproveitar o período sem competição nos Estados Unidos, procurando manter o ritmo de competição ao atuar por uma equipa do campeonato russo.

Apesar das alegações, não é claro se todo o processo se deve às tensões políticas entre a Rússia e os EUA. Certo é que a detenção ocorreu cerca de uma semana antes do início da guerra na Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.