[weglot_switcher]

Empresas portuguesas distinguidas pelo Índice de Igualdade de Género da Bloomberg

O grupo EDP, Jerónimo Martins, Sonae, BCP, Nos, Ren e Galp foram distinguidos no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg.
26 Janeiro 2022, 16h10

O grupo EDP, Jerónimo Martins, Sonae, BCP, Nos, Ren e Galp estão entre as várias empresas a nível mundial que foram distinguidas pelo Índice de Igualdade de Género da Bloomberg (Bloomberg Gender Equality Index), pelas políticas de promoção da igualdade de género adotadas pelos grupos. A lista inclui 418 empresas de 45 países e onze sestores de atividade.

O Índice de Igualdade de Género “é um índice modificado de capitalização de mercado que visa acompanhar o desempenho de empresas públicas comprometidas com a transparência nos relatórios de dados de género. Ao divulgar publicamente dados de género detalhados, consistentes e comparáveis, as empresas incluídas no Bloomberg Gender-Equality Index estão a estabelecer um novo padrão” de comunicação, refere a própria Bloomberg.

A amplitude dos dados dos membros do GEI “é disponibilizada para a comunidade de investimentos no Terminal Bloomberg. Inclui divulgação por mais de 550 empresas, em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, e com profundidade que supera em muito o total de pontos de dados disponibilizados por outros provedores”, refere ainda.

A Bloomberg inclui empresas de capital aberto no GEI se atenderem aos critérios e tiverem uma pontuação GEI acima de um limite global estabelecido pela Bloomberg para refletir um alto nível de divulgação e desempenho. São cinco as dimensões: liderança feminina e pipeline de talentos; igualdade salarial e igualdade salarial entre homens e mulheres; cultura inclusiva; políticas anti-assédio sexual; e marca pró-mulher.

A pontuação GEI de uma empresa “é determinada por seu nível de divulgação, excelência de dados e desempenho nesses cinco pilares”, refere ainda a Bloomberg.

A EDP e a EDP Renováveis integram de novo o ranking da Bloomberg, “refletindo assim o empenho do grupo na diversidade a uma escala global”, anunciou o grupo numa nota enviada à imprensa.

“Na EDP acreditamos firmemente que a diversidade deve ser um pilar da nossa cultura e estamos empenhados em mobilizar a nossa energia para contribuir para uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”, considera Miguel Stilwell d’Andrade, presidente da EDP e da EDP Renováveis.

“Temos orgulho em reconhecer a EDP e as outras 417 empresas incluídas no índice GEI 2022 pelo seu compromisso com a transparência e por estabelecer um novo padrão na divulgação de dados relacionados com as questões de género”, afirmou Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg e presidente fundador da campanha mundial ‘U.S. 30% Club’.

Também a Jerónimo Martins assinalou a sua presença no índice, obtendo uma classificação de 71,55% (uma subida de 6,5% em relação a 2021).

“Sermos novamente incluídos neste índice atesta a consistência com que trabalhamos no Grupo Jerónimo Martins em prol da promoção da igualdade de género. É um trabalho diário de melhoria contínua num Grupo em que nos orgulhamos de ter 68% dos cargos de gestão ocupados por mulheres”, comentou Susana Correia de Campos, Head of Corporate Employee Relations do Grupo Jerónimo Martins.

A NOS integra pela primeira vez este índice, sendo subscritora da Carta Portuguesa para a Diversidade gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e adaptada da Carta para a Diversidade da Comissão Europeia.

“Os princípios da igualdade, diversidade e inclusão assumem um papel central na estratégia de recursos humanos da NOS, estando intrinsecamente relacionados com a evolução, crescimento e diversificação do nosso negócio. Apostamos na captação e retenção dos melhores talentos e promovemos a igualdade de oportunidades, independentemente do género. Estamos muito conscientes do impacto que estas práticas têm na valorização das nossas pessoas e esta distinção incentiva-nos evoluir cada vez mais”, refere Miguel Almeida, CEO da NOS, numa nota enviada à imprensa.

De acordo com o executivo, “os princípios da igualdade, diversidade e inclusão assumem um papel central na estratégia de recursos humanos da NOS, estando intrinsecamente relacionados com a evolução, crescimento e diversificação” do negócio.

Na banca, o Millennium BCP integra, pelo terceiro ano consecutivo, o Bloomberg GenderEquality Index, mantendo-se no grupo restrito das empresas que, a nível mundial, se têm destacado na implementação de políticas e práticas de igualdade de género, diversidade e inclusão; é o único banco português a integrar este ranking mundial.

“Sermos referenciados à escala global numa matéria tão relevante é um orgulho para os profissionais do Millennium bcp e constitui um claro sinal do empenho do banco em criar uma cultura empresarial que promove a igualdade de oportunidades, premeia o mérito e a qualidade do trabalho em equipa” comentou Miguel Maya, presidente da comissão executiva do Millennium bcp.

A Sonae também surge na lista, tendo conseguido “uma pontuação global de 78%, um valor acima da média de 71% entre as empresas selecionadas para integrar o índice, distinguindo-se em particular nas categorias ‘liderança feminina e pipeline de talento’, ‘igualdade salarial e paridade de remuneração entre géneros’, bem como pelo trabalho desenvolvido ao nível da ‘cultura inclusiva’.

 

Notícia atualizada às 17:35.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.