[weglot_switcher]

Estrela de basquetebol norte-americana arrisca até 10 anos numa prisão russa

Brittney Griner já foi ouvida por um tribunal russo, depois de se declarar culpada pelo crime de posse de droga. A próxima audição está marcada para dia 14, quinta-feira.
8 Julho 2022, 20h00

Uma jogadora de basquetebol norte-americana pode enfrentar uma pena de prisão de até 10 anos na Rússia. Brittney Griner foi detida no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, por alegada posse de óleo de haxixe, no passado mês de fevereiro e está sob custódia desde essa data.

No início do mês de março, chegou ao conhecimento público que uma a norte-americana tinha sido detida pela Rússia algumas semanas antes. Griner ficou a aguardar julgamento, que entretanto teve início no primeiro dia deste mês.

Na tentativa de aliviar a pena, na quinta-feira a atleta declarou-se culpada pelo crime de que está acusada, mas negou ter violado intencionalmente a lei, segundo a “Reuters”.

O caso levanta preocupações sobre a possibilidade de Moscovo usar Griner para negociar a libertação de um cidadão russo sob custódia dos EUA.

Brittney Griner é atleta olímpica e vencedora de duas medalhas de ouro, nos Jogos de 2016 (Rio de Janeiro) e 2021 (Tóquio) e é uma das estrelas do basquetebol a nível mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.