[weglot_switcher]

Infarmed considera aprovação da vacina “um passo decisivo” no combate à pandemia

O regulador português congratulou o parecer positivo da Agência Europeia do Medicamento, considerando ser “um passo decisivo” no combate à pandemia
21 Dezembro 2020, 16h03

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde congratulou, esta segunda-feira, considerou que a aprovação para a autorização condicional de comercialização da vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech, por parte da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é “um passo decisivo” no combate à pandemia do novo coronavírus, considerando que este “marco espelha a mais valia” do sistema europeu de avaliação de medicamentos.

“A etapa hoje concluída com a avaliação favorável desta primeira vacina para prevenir a Covid-19 constitui um passo decisivo no combate a esta pandemia que nos afeta a todos”, referiu o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, num comunicado enviado às redações.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou esta segunda-feira o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 na União Europeia, após uma reunião do Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP), que integra peritos de vários Estados-membros da União Europeia, onde se concluiu “que existem dados suficientemente robustos que asseguram a qualidade, segurança e eficácia desta vacina”, indica o Infarmed.

“O Infarmed reconhece publicamente o contributo de todos os seus peritos que de forma dedicada participam nesta avaliação para podermos dar confiança aos nossos concidadãos na qualidade, segurança e eficácia da vacina e que agora continuarão a trabalhar na monitorização da sua utilização”, acrescenta.

A vacina terá ainda de ter uma aprovação final e formal por parte da Comissão Europeia — o que deverá acontecer ainda hoje —, antes de começar a distribuição pelos Estados-membros. Depois de dia 23, a farmacêutica fica autorizada a arrancar com a distribuição do fármaco pelos 27 nos próximos dias de forma a que o processo de vacinação arranque, em simultâneo, a 27 , 28 e 29 de dezembro, como já tinha sido anunciado pelo ministra da Saúde, Marta Temido, e a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

Em Portugal, as primeiras doses deverão chegar já no dia 26 com os centros hospitalares universitário de São João, do Porto, de Coimbra, de Lisboa Norte e Lisboa Central a arrancaram com o programa de vacinação aos profissionais de saúde no dia seguinte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.