[weglot_switcher]

Líderes europeus discutem a 19 de junho proposta do Fundo de Recuperação

Charles Michel quer chegar a um acordo antes das férias do verão. Conselho Europeu vai avaliar a proposta apresentada por Ursula Von der Leyen para o Fundo de Recuperação e o Orçamento de longo prazo da União.
  • Copyright: European Union
27 Maio 2020, 14h49

O Conselho Europeu vai reunir a 19 de junho para discutir a proposta apresentada esta quarta-feira pela Comissão Europeia para o plano de recuperação, o que inclui o Fundo de Recuperação e o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).

“Abordaremos a questão no Conselho regular a 19 de junho de 2020. Tudo deve ser feito para chegar a um acordo antes das férias do verão”, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em comunicado, divulgado esta quarta-feira.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, apresentou esta quarta-feira uma proposta para o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros, distribuídos 500 mil milhões através de subvenções e 250 mil milhões de empréstimos, com um financiamento através da emissão de dívida em nome da União Europeia. Apresentou ainda uma nova proposta da Comissão o QFP no valor de 1,1 biliões de euros, o que sobe o envelope de apoio para 1,85 biliões de euros.

Charles Michel considerou a proposta como “um passo importante no processo de tomada de decisão”.

“Irá ajudar a direcionar o apoio aos setores e regiões mais afetados pela pandemia da Covid-19”, afirmou.

O responsável europeu explicou que a análise e avaliação da proposta do Fundo de Recuperação e do QFP serão iniciadas “imediatamente” nos órgãos do Conselho e que, paralelamente, o Presidente do Conselho Europeu e o seu gabinete irão arrancar com as consultas com Estados-Membros.

“Os nossos cidadãos e empresas foram fortemente afetados pela pandemia. Precisam de ajuda direccionada, sem demora”, vincou, apelando a todos os países “a trabalharem construtivamente no sentido de um compromisso no melhor interesse da União”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/von-der-leyen-propoe-500-mil-milhoes-de-euros-em-subvencoes-financiadas-pela-emissao-de-divida-593589

(Atualizado às 14h57)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.