[weglot_switcher]

Madeira: secretário das Infraestruturas adia deslocação ao parlamento para acompanhar ocorrências provocadas pelo mau tempo

A Madeira está em alerta vermelho, na costa sul e regiões montanhosas, devido à chuva, até às 15h00 desta terça-feira, decretou o IPMA.
6 Junho 2023, 10h36

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, decidiu adiar a deslocação à Assembleia Legislativa da Madeira, marcada esta terça-feira, para debater o sistema de incentivos ‘Casa Própria’. Em vez disso, vai estar no terreno a acompanhar as ocorrências provocadas pelas condições climatéricas adversas que atingiram a Região Autónoma da Madeira, desde a passada segunda-feira.

A discussão do diploma relativo ao sistema de incentivos ‘Casa Própria’ é assim adiado para esta quarta-feira, refere a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

A Proteção Civil registou até ao momento 71 ocorrências devido às condições climatéricas adversas que se fazem sentir na Região Autónoma da Madeira. Estão mobilizados 72 meios e 178 operacionais.

“O maior número de ocorrências registou-se no Funchal, Santa Cruz e Machico”, diz a Proteção Civil.

Tendo em conta que a Madeira tem ativos vários avisos para condições climatéricas adversas, até às 15h00, a Proteção Civil salienta a importância das pessoas “continuarem a adotar os comportamentos adequados a estas situação seguindo as recomendações vindas das entidades oficiais”.

A Região Autónoma da Madeira está em alerta vermelho, na costa sul e regiões montanhosas. O aviso entrou em vigor às 15h00 da passada segunda-feira e prolonga-se até às 15h00 desta terça-feira.

Esta terça-feira, pelo menos 16 voos já foram cancelados ou desviados do Aeroporto da Madeira, de acordo com a plataforma do Aeroporto da Madeira.

O Aeroporto da Madeira referiu que na passada segunda-feira tinham existido 28 voos cancelados e 12 desvios de aviões.

As aulas nas escolas da Madeira estão suspensas esta terça-feira. O regresso às aulas está previsto para esta quarta-feira.

Câmara Municipal do Funchal decidiu encerrar os serviços não essenciais esta terça-feira.

Face a isto estão fechados os serviços administrativos, os museus, espaços culturais, recreativos e desportivos, acrescentou a autarquia.

Estão encerrados também os complexos balneares da FrenteMar Funchal, Parque Ecológico.

Foi decidido ainda fechar a promenade Funchal – Câmara de Lobos, numa decisão articulada entre a Câmara do Funchal e a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento.

“Com esta medida pretende-se reduzir a circulação de pessoas no município do Funchal”, explica a Câmara do Funchal.

Na passada segunda-feira o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal tinha registado pelo menos 15 ocorrências, “relacionadas com limpeza de vias e sinalização de perigo”.

Para além do alerta vermelho a Madeira tem em vigor alertas laranja e amarelo, para o vento e para a chuva, do IPMA.

A costa norte tem um aviso laranja para a chuva, esta segunda-feira às 12h00 e dura até terça-feira às 15h00.

Está em vigor também um aviso amarelo para o vento com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.
Para a costa sul está em vigor um aviso laranja, para “chuva forte e persistente”, entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, que sobe para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.
A costa sul tem em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h.
O Porto Santo tem um alerta amarelo para chuva “forte” entre as 12h00 de segunda-feira e as 03h00 de terça-feira.
O aviso sobe para laranja, com chuva “forte e persistente”, entre as 03h00 e as 09h00 de terça-feira.

Este alerta desce para amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.

O Porto Santo tem também em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h.
As regiões montanhosas têm em vigor um aviso laranja para chuva “por vezes forte e persistente” entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira.
O alerta sobe para vermelho, com chuva “forte e persistente”, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.

As regiões montanhosas têm também um aviso amarelo, para vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 110 km/h.

O IPMA alerta que estas condições meteorológicas, tornam a Madeira suscetível a episódios que originem “deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.