[weglot_switcher]

OMS garante que vacinas aprovadas são eficazes contra todas as variantes

Ainda que as vacinas estejam preparadas para proteger contra todas as variantes, o diretor regional frisou que a população se limite apenas às viagens essenciais. Na União Europeia, apenas 23% da população recebeu a primeira toma. Em Portugal, 32% está parcialmente imunizado com 14% da população com a vacinação completa.
  • Vacinação na Hungria. Attila Balazs/EPA via Lusa
20 Maio 2021, 12h24

Embora o progresso contra a pandemia de Covid-19 continue “frágil” e as viagens internacionais devam ser evitada, as vacinas autorizadas no bloco europeu são eficazes contra as variantes preocupantes, nomeadamente a indiana que é considerada, por especialistas, como uma estirpe de propagação e contágio mais fácil. Até agora, esta nova variante já foi detetada em 26 países, incluindo Portugal.

A garantia foi dada pelo director regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, esta quinta-feira, frisando que “todas as variantes do vírus que surgiram até ao momento respondem às vacinas aprovadas que estão disponíveis”. O responsável acrescentou ainda que todas as variantes do novo coronavírus podem ser controladas com as mesmas técnicas de protecção e higiene individual e de saúde pública usadas até agora.

Ainda que as vacinas estejam preparadas para proteger contra todas as variantes, o diretor regional frisou que a população se limite apenas às viagens essenciais. “Neste momento, face a uma ameaça contínua e novas incertezas, precisamos de continuar a ter cautela e repensar ou evitar viagens internacionais”, alertou ainda.

Na União Europeia, apenas 23% da população recebeu a primeira dose de uma vacina anti-covid, sendo que desses 11% tem a vacinação completa. A Pfizer, a AstraZeneca, a Moderna e a Johnson&Johnson (de uma toma) são os quatro fármacos aprovados para administração no bloco europeu.

Em Portugal, foram administradas mais de quatro milhões de doses destas vacinas, traduzindo-se em 32% da população com a primeira toma e 14% (mais de um milhão) totalmente imunizada. Só esta quarta-feira, a Direção-Geral de Saúde administrou mais 80 mil doses.

“As vacinas podem ser a luz ao fundo do tunel, mas não podemos cegar com a luz”, acrescentou.

Organização Mundial de Saúde assinala uma queda de 60% nas infeções e mortes na Europa no último mês.

“Os casos semanais na Europa desceram de um planalto de 1,7 milhões em meados de abril para cerca de 685 mil novos casos na semana passada, uma descida de 60 por cento num mês”, afirmou em conferência de imprensa virtual o diretor do departamento europeu, Hans Kluge.

O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que “as vacinas são uma luz ao fundo do túnel, mas não se pode deixar que essa luz cegue”.

“Estamos na direção certa, mas precisamos de continuar a vigiar o vírus que tirou a vida a quase 1,2 milhões de pessoas nesta região, o equivalente à população de Bruxelas”, a capital da Bélgica, indicou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.