[weglot_switcher]

PS Madeira convoca comissão política depois de Sérgio Gonçalves confirmar que não se recandidata à liderança

A reunião da comissão política do PS Madeira foi marcada para este sábado.
3 Outubro 2023, 09h04

O PS Madeira convocou a comissão política para este sábado na sequência do anúncio do atual presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves, de não se recandidatar à liderança no próximo congresso.

Na passada segunda-feira Sérgio Gonçalves disse que vai continuar na liderança dos socialistas madeirenses até ao final do mandato.

Sérgio Gonçalves explicou que apesar de acreditar que o PS tem o melhor projeto para a Região Autónoma da Madeira os objetivos que tinham sido traçados, para as eleições regionais, não foram cumpridos.

O dirigente socialista confirmou também que vai assumir o seu mandato como deputado na Assembleia Legislativa da Madeira.

A coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições regionais da Região Autónoma da Madeira com 43,1% votos, elegendo 23 deputados, não atingindo a maioria absoluta, para a qual eram necessários 24 deputados, de acordo com os dados do Ministério da Administração Interna. A assinalar a quebra substancial do PS que passou de 19 para 11 deputados, a estreia da Iniciativa Liberal (IL) e do Chega e o regresso do Bloco de Esquerda (BE) e do PAN.

Após PSD/CDS-PP, seguiu-se o PS com 21,3% votos e 11 deputados, o JPP com dos 11% dos votos e cinco deputados, o Chega com 8,8% e quatro deputados, a CDU com 2,7% dos votos e um deputado, a Iniciativa Liberal (IL) com 2,6% dos votos e um deputado, o PAN com 2,2% e um deputado, o BE com 2,2% e um deputado.

Nas últimas eleições regionais, em 2019, venceu o PSD, sem maioria absoluta, com 39,4% dos votos e a eleição de 21 deputados. Para assegurar a maioria absoluta PSD e CDS-PP chegaram a um acordo. Os centristas obtiveram 5,7% dos votos e elegeram três deputados.

Nas eleições regionais de 2019, o PS teve 35,7% e 19 deputados, o JPP chegou aos 5,4% e três deputados, e a CDU (coligação entre PCP e os Verdes) obteve 1,7% dos votos e elegeu um deputado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.