[weglot_switcher]

Startup portuguesa premiada com Óscar de “Melhor Som” no filme ‘Dune’

“Estamos muito contentes com os prémios do ‘Dune’, e por sabermos que a nossa tecnologia deu um pequeno contributo para o som fantástico do filme”, admitiu Nuno Fonseca, fundador e presidente-executivo da Sound Particles.
28 Março 2022, 12h47

O filme ‘Dune’ recebeu o Oscar de “Melhor Som”, no qual utilizou um software de áudio inovador pela startup portuguesa, Sound Particles. A empresa, fundada em 2016 e com sede em Leiria, viu o seu trabalho premiado pela primeira vez naquela que é considerada a mais importante cerimónia do cinema a nível mundial.

“Estamos muito contentes com os prémios do ‘Dune’, por sabermos que a nossa tecnologia deu um pequeno contributo para o som fantástico do filme”, admitiu Nuno Fonseca, fundador e presidente-executivo da Sound Particles.

“Agora é continuarmos a inovar, e continuar a contribuir para a evolução do cinema”, acrescentou o responsável da startup portuguesa.

O software da Sound Particles tem sido utilizado nos maiores estúdios de Hollywood e em produções conhecidas como ‘Game of Thrones’,  ‘Star Wars’, ‘Frozen’ 2 e ‘Dune’. Para além do cinema, a startup liderada por Nuno Fonseca também fornece o seu software para produção de música e videojogos.

Dune, filme de ficção científica que utilizou o software de áudio inovador desenvolvido pela startup de Leiria, recebeu cinco distinções nos British Academy of Film and Television Arts (BAFTAS) e foi nomeado para dez Oscares, tendo garantido o galardão de “Melhor Som” na madrugada desta segunda-feira.

Protagonizado por Timothée Chalamet e realizado por Denis Villeneuve, Dune conta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso, nascido para cumprir um grande destino, e que viaja para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro da sua família e do seu povo. O Sound Particles é um software áudio especialmente vocacionado para a criação de ambientes épicos, como é o caso do filme Dune.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.