[weglot_switcher]

Chuva que atingiu a Madeira superou níveis do 20 de fevereiro e atinge máximo

A Madeira esteve em alerta vermelho, entre as 15h00 da passada segunda-feira e as 15h00 da passada terça-feira, na costa sul e regiões montanhosas, devido à chuva.
7 Junho 2023, 10h15

A Proteção Civil da Madeira referiu que o mau tempo que atingiu a Região Autónoma da Madeira, entre a passada segunda-feira e terça-feira, gerada pela depressão Óscar, teve um nível de chuva superior ao 20 de fevereiro de 2010 e representou um novo máximo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira em alerta vermelho, na costa sul e regiões montanhosas, entre as 15h00 da passada segunda-feira e as 15h00 da passada terça-feira, devido à chuva.

É sublinhando pela Proteção Civil da Madeira que apesar dos valores de chuva registados durante a depressão Óscar terem sido superiores aos do 20 de fevereiro os danos “foram muito menores”. O 20 de fevereiro de 2010 provocou pelo menos 47 mortes.

A Proteção Civil sublinha que isso se deve ao investimento realizado pelo Governo Regional “relativamente à implementação de medidas de mitigação estruturais, como a criação de barreiras de retenção de detritos, que foram construídas nas principais ribeiras do Funchal, implementação de sistemas de monitorização dos caudais em tempo real, construção de taludes, reflorestação das vertentes sobranceiras aos leitos das ribeiras, reforço das capacidades dos vários Agentes de Proteção Civil, entre outras medidas de mitigação de riscos que foram desenvolvidas e concretizadas na Região Autónoma da Madeira desde 2010”.

É feito um elogio à população, pela Proteção Civil, pela forma como esta “encarou e se precaveu” das consequências desta tempestade, “demonstrando estar cada vez mais informada e sensibilizada para as matérias de proteção civil, adotando uma cultura de segurança através das medidas de autoproteção e cumprindo com as recomendações emanadas pelas entidades oficiais”.

Durante a tempestade foram registadas 163 ocorrências, que mobilizaram 168 meios e 436 operacionais. Os concelhos mais afetados foram o Funchal, Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos, tendo sido registadas situações de “desabamentos de terras, queda de árvores e inundações”.

Existiram 18 pessoas desalojadas (duas famílias em Câmara de Lobos e sete no Funchal).

Na passada terça-feira foi decidido encerrar as escolas. O Aeroporto da Madeira teve que ativar o seu plano de contingência, e registou vários voos cancelados e divergidos devido às condições climatéricas adversas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.