[weglot_switcher]

Madeira: mau tempo provocou pelo menos 18 desalojados

As condições climatéricas na Madeira afetaram duas famílias em Câmara de Lobos e sete no Funchal, provocando os 18 desalojados.
6 Junho 2023, 19h22

O mau tempo verificado na Região Autónoma da Madeira provocou pelo menos 18 desalojados, confirmou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Duas famílias em Câmara de Lobos e sete no Funchal ficaram desalojadas, dos quais resultaram os tais 18 desalojadas, acrescentou o governante.

A Região Autónoma da Madeira esteve em alerta vermelho, na costa sul e regiões montanhosas, devido à chuva. Este alerta vigorou entre as 15h00 da passada segunda-feira e durou até às 15h00 desta terça-feira.

Durante este aviso foram contabilizadas 163 ocorrências, a maior parte no Funchal, Santa Cruz e Machico, tendo sido mobilizados 436 operacionais, e 168 meios, disse Pedro Ramos.

Esta terça-feira as escolas estiveram encerradas devido às condições climatéricas adversas. O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, confirmou que a reabertura dos estabelecimentos escolares vai acontecer esta quarta-feira.

Na manhã desta terça-feira, pelo menos 16 voos foram cancelados ou desviados do Aeroporto da Madeira, de acordo com a plataforma do Aeroporto da Madeira.

Atualmente já existe movimento no Aeroporto da Madeira a nível de partidas e chegadas. Contudo nas partidas existem ainda oito cancelamentos nas chegadas e sete cancelamentos nas partidas, de acordo com a plataforma da infraestrutura aeroportuária.

O Aeroporto da Madeira referiu que na passada segunda-feira tinham existido 28 voos cancelados e 12 desvios de aviões.

Câmara Municipal do Funchal decidiu encerrar os serviços não essenciais esta terça-feira.

Face a isto estão fechados os serviços administrativos, os museus, espaços culturais, recreativos e desportivos, acrescentou a autarquia.

Estão encerrados também os complexos balneares da FrenteMar Funchal, Parque Ecológico.

Foi decidido ainda fechar a promenade Funchal – Câmara de Lobos, numa decisão articulada entre a Câmara do Funchal e a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento.

“Com esta medida pretende-se reduzir a circulação de pessoas no município do Funchal”, explica a Câmara do Funchal.

Na passada segunda-feira o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal tinha registado pelo menos 15 ocorrências, “relacionadas com limpeza de vias e sinalização de perigo”.

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, decidiu adiar a deslocação à Assembleia Legislativa da Madeira, marcada esta terça-feira, para debater o sistema de incentivos ‘Casa Própria’. Em vez disso, vai estar no terreno a acompanhar as ocorrências provocadas pelas condições climatéricas adversas que atingiram a Região Autónoma da Madeira, desde a passada segunda-feira.

A discussão do diploma relativo ao sistema de incentivos ‘Casa Própria’ é assim adiado para esta quarta-feira, refere a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

O IPMA alerta que estas condições meteorológicas, tornam a Madeira suscetível a episódios que originem “deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”.

Atualizado às 19h30 com dados sobre operacionais e meios de combate da Proteção Civil

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.