[weglot_switcher]

Hoje é o “dia D” para acordo entre UE e Reino Unido sobre o relacionamento futuro

Sem acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio. Os britânicos perdem o acesso ao mercado único já a partir de 1 de janeiro de 2021.
13 Dezembro 2020, 11h12

O relógio está a contar. As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para chegar a um acordo pós-Brexit terminam hoje, domingo, 13 de dezembro, e há bastante cepticismo quanto ao desfecho. O cenário mais provável a existência de um não acordo.

Na última sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse no Conselho Europeu, em Bruxelas, que “a situação continua difícil, havendo ainda muitos obstáculos” ao acordo que vai estabelecer as futuras relações comerciais entre Bruxelas e Londres.

O dossiê das pescas é o principal foco de discordância, mas não o único. O Reino Unido pretende ver recuos significativos na questão das pescas e de concorrência, reconhecendo que estas têm um impacto real limitado, mas que constituem matérias de princípio para os britânicos.

Sem um acordo até ao fim de 2020, a partir de 1 de janeiro, os britânicos vão deixar de beneficiar do chamado período de transição, perdendo o acesso ao mercado único. As relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio, com aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

O Reino Unido abandonou a União Europeia a 31 de janeiro, tendo entrado em vigor medidas transitórias que caducam no próximo dia 31.

A Comissão Europeia publicou, na passada quinta-feira, planos de contingência para que não sejam interrompidas a circulação rodoviária, o tráfego aéreo e as atividades de pesca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.