[weglot_switcher]

Parlamento finlandês aprova proposta de candidatura de adesão à NATO

O parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a proposta de candidatura de adesão à NATO, com 188 votos a favor e 8 contra. A Suécia confirmou ontem, também, segunda-feira, a sua intenção de apresentar uma candidatura formal à NATO.
17 Maio 2022, 14h38

O parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a proposta de candidatura de adesão à NATO, com 188 votos a favor e 8 contra.

As próximas etapas passam pela apresentação de uma candidatura formal à Aliança Atlântica nos próximos dias, que deverá ser feita juntamente com a Suécia.

A Suécia confirmou ontem, segunda-feira, a sua intenção de apresentar uma candidatura formal à NATO, um dia depois de a Finlândia ter dado a conhecer o mesmo objetivo.

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Suécia, Magdelena Andersson, vão encontrar-se com Joe Biden, na quinta-feira para discutir as suas candidaturas à NATO.

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, disse hoje que os dois países “vão receber um forte apoio (…) de todos os Estados-membros“.

O político espanhol europeia acrescentou que “espera” que a NATO supere as objeções da Turquia à tentativa da Suécia e da Finlândia de ingressar na aliança.

“Estou certo de que o conselho apoiará extremamente a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO. Sei que a Turquia fez algumas objeções. Espero que a NATO consiga superar esse obstáculo”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.