Roman Abramovich está presente nas negociações de paz entre a Rússia e Ucrânia que decorrem desde ontem e até amanhã na Ucrânia, avança a agência “Reuters” esta terça-feira, 29 de março, citando fontes próximas deste processo.
O milionário russo já tinha estado envolvido na primeira ronda de negociações entre Kiev e Moscovo no início do mês de março. Uma informação que foi confirmada na altura pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “De facto, ele [Abramovich] esteve envolvido na fase inicial”, referiu o diplomata.
De resto, terá sido após essa reunião que Roman Abramovich e outros dois negociadores da paz ucranianos foram vítimas de uma tentativa de envenenamento, tal como adiantou na segunda-feira, o “Wall Street Journal”.
O milionário russo viajou depois da reunião na capital da Ucrânia entre Moscovo e Lviv, e juntamente com dois elementos ucranianos responsáveis pela negociação da paz terão tido sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso e descamação da pele na zona do rosto e mãos.
Os responsáveis por esta tentativa de envenenamento poderão ser os radicais de Moscovo que tinham a intenção de sabotar as negociações para acabar com a guerra.